2022 chegou e é hora de inovar para se diferenciar no mercado! Acompanhe o texto e entenda o significado de marketing empresarial, dicas de marketing empresarial, enfim: tudo sobre marketing empresarial!
O que é marketing empresarial?
O marketing para empresas consiste em diversas ações que serão aplicadas dia após dia em um empreendimento, visando seu crescimento.
Com o objetivo definido, serão analisadas as estratégias que mais condizem com o resultado final a que se quer chegar, sendo o marketing empresarial uma delas.
Para se ter sucesso no marketing de uma empresa, todos os colaboradores devem estar envolvidos e focados, em busca do objetivo comum: o sucesso da empresa, afinal de contas o marketing gera vendas e as vendas são o combustÃvel de toda empresa.
E claro, mais do que nunca, ele deve estar alinhado à estratégia digital da empresa, já que com a evolução dos hábitos de consumo, o consumidor 5.0 ficou conhecido por ser um nativo digital, em busca da melhor experiência que a marca pode oferecer.
Qual a importância do marketing empresarial?
Como já dito, os hábitos de consumo mudaram e, hoje, o consumidor preza muito pela experiência e conexão com a marca. Por isso é tão importante investir no marketing de empresas de todos os tamanhos, seja um micro, pequena, média ou grande empresa.
Seu público-alvo não se importa mais somente com o produto ou o serviço final. Ele quer que isso agregue valor à vida dele.
Com o marketing corporativo, fica mais fácil entender quais são as necessidades e as dores do seu consumidor, alinhando sua marca com as expectativas do seu público.
Para que tudo isso aconteça, e os objetivos consigam ser alcançados, é necessário definir diversas estratégias de marketing empresarial. Você pode até fazer um curso de marketing empresarial, ler artigos de marketing empresarial e livros como “marketing empresarial do atendimento ao encantamento do cliente” para entender melhor sobre o assunto. Mas, para se chegar a bons resultados, será necessário elaborar um bom plano de marketing empresarial.
Projeto de marketing empresarial
Cada empresa possui suas peculiaridades, por isso o marketing empresarial industrial e de serviços pode acabar tendo diferenças do marketing empresarial de outro segmento, por exemplo.
Mas para se elaborar um bom projeto de marketing empresarial, é fundamental conhecer os 4P’s do marketing: produto, preço, praça e promoção.
Produto
Aqui, não estamos falando necessariamente de um objeto. Pode sim ser desde um produto, como também pode se tratar de um serviço vendido pela empresa.
Nessa fase, é de suma importância pensar em quais são os diferenciais do seu negócio, de que forma ele atribui valor a vida das pessoas e porquê sua marca é a melhor opção diante dos concorrentes.
Preço
O preço deve ser justo para ambas as partes, e geralmente vai de acordo com o valor e importância que o produto e serviço possui na vida das pessoas.
Praça
A praça nada mais é que o ponto comercial da marca. E não precisa ser, necessariamente, um ponto fÃsico.
Hoje em dia, por exemplo, muitos negócios migraram para o digital, oferecendo seus produtos e serviços em e-commerces e redes sociais. Por isso é tão importante saber como implementar marketing digital na sua empresa.
Promoção
Engana-se quem pensa que o quarto P, de promoção, quer dizer desconto ou oferta. Aqui, ele ganha outro significado: o de divulgação.
Como essa divulgação será feita? Quais serão os canais de comunicação utilizados? Um site? Blog? Redes Sociais?
Isso tudo dependerá de seu público-alvo e da sua persona, já que de nada adianta divulgar seu produto ou serviço, em um canal que o seu cliente ideal não está.
Marketing empresarial para aumentar as vendas da empresa
Nós sabemos que, no final das contas, toda empresa deseja vender mais. E o marketing empresarial é uma excelente estratégia para isso!
Utilizando o princÃpio dos 4P’s, aliados ao marketing no ambiente digital, a marca consegue entender de forma clara o que o seu consumidor precisa, além de toda jornada de compra até o produto ou serviço final.
Falando de maneira clara: o planejamento e as estratégias ficam muito mais assertivos, otimizando tempo, evitando desperdÃcios e caminhando em direção ao objetivo final – gerar mais vendas!
Para isso, separamos algumas dicas para você começar a fazer em 2022:
- Defina o público-alvo da sua empresa e sua persona (cliente ideal);
- Use as redes sociais para a divulgação do seu serviço ou produto;
- Invista no marketing de conteúdo. Aqui, você pode contar com a ajuda de excelentes ferramentas de performance seo para atrair tráfego orgânico para o seu site (tráfego vindo de buscas não pagas pelo Google);
- Esqueça aquela história que o e-mail chegou ao fim: ele continua sendo um ótimo meio para manter um relacionamento com seus clientes e potenciais clientes, se feito da maneira correta;
- Muito mais que o produto ou serviço: entregue valor e solução para a dor da sua persona para se diferenciar em um mercado tão concorrido.
Necessidade e desejo criam demanda
As pessoas compram ou por necessidade ou desejo. Ninguém precisa de um Iphone para sobreviver, mas milhares de consumidores em todo o mundo estão enfrentando filas para comprar o novo Iphone 12, seria por desejo? Por outro lado, a necessidade de comunicação entre as pessoas, e em qualquer lugar, sempre foi uma necessidade do ser humano, e isso explica o smartphone ter se tornado o grande protagonista dos tempos modernos.
Durante o ano de 2020 as vendas de notebooks tiveram grande alta, o isolamento social, impôs um aumento significativo em atividades onlines, com mais reuniões, home school e até eventos sociais virtuais, isso significa que existiu uma enorme demanda por esse item de consumo.
E o seu produto ou serviço? É um item de desejo ou de necessidade?
Curso de Marketing Digital completo clique Aqui